Característica do artesanato


Característica do artesanato





Como sistema de trabalho que engloba os diversos processos de artesão, o artesanato assinala um avanço cultural e só apareceu como consequência da divisão de campo ocupacional no período histórico em que a precisão de meios de subsistência e os hábitos de vida em sociedade passaram a exigir maior produção de bens.



 

Sendo o artesanato uma manifestação de vida comunitária, o trabalho se orienta no sentido de produzir objetos de uso mais comum no lugar, seja em função utilitária, lúdica, decorativa ou religiosa.


O artesanato é um sistema de trabalho do povo, se bem que pode ser encontrado em todas as camadas sociais e níveis culturais. Podendo ser denominado artesanato indígena, ou primitivo, folclórico ou semi-erudito, requintado.


O artesanato é prático, sendo informal sua aprendizagem. O que o artesão faz, cria-o ele próprio ou aprender na tenda artesanal da família ou do vizinho, observando como este fazia, pela vivencia e pela imitação, vendo-o trabalhar. 


Vai daí o acentuado cunho pessoal do trabalho artesanal, apesar da vulgaridade da maioria das peças produzidas nesse sistema.


Não se deve confundir artesanato, que é fonte de produção, com o produto dele resultante. Produto é coisa e artesanato é o conjunto de maneiras pelas quais a coisa é feita.


Com toda a crise econômicas, muitas pessoas procuram hoje um trabalho por conta ou até mesmo uma forma de ganhar uma renda a mais.


Sem trabalho, o homem não avança sequer um palmo em sua vida, pois tudo gira em torno do dinheiro. E foram as mãos que abriram o caminho para a longa e vitoriosa jornada que ainda prossegue, por isso vemos o artesanato como algo muito precioso e importante para a economia de todos os países.


Desde tempos remotos, conforme vimos, o homem inventou e fez instrumentos, e descobriu processos que lhe aumentaram a eficácia da ação produtiva. À soma de tais processos acreditamos poder chamar artesanato, embora nascente, porque, àquela época, eram as técnicas reduzidas em número e bastante elementares.






O artesanato abrange diversos valores sendo eles: criações, desenvolvimentos, novos processos, social, artístico, terapêutico e também pessoal. O indivíduo quando vê suas criações se sente bem e realizado ao vê- los. 


O artesão se sente valorizado com sua arte porque faz objetos que têm serventia e isto lhe dá a certeza íntima de ser útil à comunidade.
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Perucas de lã: a alegria para as crianças

Como fazer cestas decoradas

Artesanato em feltro